Conheça três principais golpes com cartão de crédito e saiba como se proteger

O cartão de crédito se tornou um recurso financeiro cada vez mais presente no orçamento das pessoas muito em decorrência da praticidade e funcionalidade que proporciona para a realização de pagamentos diversos. No entanto, é também importante estar atento ao seu uso, pois os golpes voltados para esse serviço cresceram. 

Anúncio

Essas fraudes podem causar bastante dor de cabeça e prejuízo para o seu bolso. Por isso, apresentaremos aqui três principais operações criminosas aplicadas em cartões de crédito e como você pode se prevenir da melhor forma. Confira:

1 – Sites falsos para compras

Alguns criminosos desenvolvem sites falsos para que os consumidores realizem aquisições variadas com seus cartões, principalmente em datas especiais e festivas, quando as compras online costumam ser mais frequentes. Quando o usuário efetua o pagamento, os fraudadores obtém todos os seus dados importantes e os produtos nem chegam a ser entregues.  

2 – Confirmação de informações bancárias

Outro tipo de enganação muito comum é a solicitação de dados bancários dos clientes de determinada instituição para confirmação. Neste caso, o golpista entra em contato com a vítima através de SMS ou ligação telefônica se passando por um banco no qual a mesma seja correntista e diz que estão faltando algumas informações, sendo necessário completar um cadastro.

Anúncio

Com essa estratégia, o criminoso pode conseguir ter acesso à diferentes conteúdos dos clientes como por exemplo: número do cartão, código de segurança, CPF e outros. Em posse desses dados, eles podem utilizar seu cartão para realizar compras em seu nome.

3 – Golpe da venda de cartão de crédito

O sucesso das redes sociais também acabou dando brecha para a realização de golpes de venda de cartões de crédito. Aqui, os fraudadores utilizam essas mídias para anunciar cartões de crédito com limite alto, aprovação imediata e muitas outras condições pensadas para chamar a atenção. No entanto, uma das exigências para ter acesso ao produto financeiro é o depósito de determinados valores em uma conta.

Anúncio

Depois que a pessoa deposita o  dinheiro, os criminosos simplesmente somem e excluem suas redes sociais, para tornar a denúncia mais difícil.

Cuidados fundamentais para se proteger

Verifique sempre a credibilidade dos sites

Anúncio

Antes de realizar qualquer compra online, é muito importante analisar se o site é realmente confiável e seguro. Para fazer essa verificação, veja se a página da web possui certificado SSL, leia as avaliações de clientes que já efetuaram aquisições ali e pesquise sobre a reputação do site e do vendedor. O “ReclameAqui” é uma das alternativas para fazer essa busca.

Nunca “compre” um cartão de crédito

Os cartões de crédito não são vendidos. Em alguns casos, o cliente precisa pagar por uma taxa de emissão do produto, que não costuma ser superior a R$ 40.

Além disso, somente empresas autorizadas podem oferecer emitir cartões. Isto é, estes só devem ser adquiridos por meio de bancos, fintechs conhecidas e instituições que têm o aval para intermediar essas transações de solicitação. Se ver alguém vendendo cartão em grupos do Facebook ou WhatsApp, por exemplo, desconfie! 

Muita cautela ao informar seus dados bancários

Os bancos não solicitam nenhum tipo de informação sobre o seu cartão por meio de ligações ou SMS. Então, caso você se deparar com um pedido desses, denuncie!

Fonte: Notícias Concursos            –     Imagem: Freepik

Anúncio
Anúncio