Home > Dicas > Tudo o que você precisa saber sobre uma entrevista de emprego online

Tudo o que você precisa saber sobre uma entrevista de emprego online

O cenário atual que se desenhou desde março impôs mudanças em diversos setores sob vários aspectos. Adaptação tornou-se quase que uma palavra de ordem nesse novo contexto. O segmento de empregos, mais especificamente, o de contratações também passou por transformações.

Uma dessas atividades é a realização de entrevistas à distância, que se tornaram cada vez mais comuns como a melhor alternativa para preservar candidatos e recrutadores sem deixar de continuar oferecendo oportunidades de trabalho. No entanto, se preparar para essa modalidade de seleção pode ser um desafio.

Geralmente, as empresas que optam por esse tipo de “triagem” costumam realizar todo o processo de forma virtual, desde a análise dos currículos até a entrega dos documentos. As plataformas de reunião disponíveis para esse tipo de “encontro” são muitas: Skype, Zoom, Google Meet, etc. Desta forma, é importante conhecer suas funcionalidades previamente fazendo testes e explorando as opções.

Vamos apresentar abaixo algumas dicas úteis para você conseguir se preparar da melhor forma possível para uma entrevista online. Confira:

1 – Escolha um local adequado

Para que o contato flua bem e sua impressão transmitida seja agradável, é preciso estar em um ambiente limpo, organizado e silencioso. Portanto, escolhe um espaço da sua casa onde ninguém possa te interromper durante algumas horas, que seja visualmente bom e esteja o mais isolado possível de ruídos.

2 – Confira a conexão de internet

Uma das piores situações que pode ocorrer é ter dificuldade na comunicação ou até mesmo perder a entrevista por não conseguir uma conexão estável. Desta forma, procure testar sua internet antecipadamente para evitar surpresas desagradáveis.

3 – Apresente-se bem visualmente

Apesar de poder estar em casa ou em qualquer outro lugar, se arrume do mesmo modo que faria para uma entrevista presencial. Selecione uma roupa adequada para a ocasião, arrume o cabelo, etc. Afinal, a primeira impressão conta bastante e é importante que seja boa.

4 – Planeje-se

É normal ficar nervoso nesse tipo de situação, ainda mais se for sua primeira entrevista online. Então, tente elaborar um roteiro e “estude” um pouco sobre o que pretende falar. Isso pode te deixar mais confiante, ajuda a otimizar o tempo e acaba tornando a conversa mais objetiva.

5 – Mantenha um diálogo agradável

O processo de seleção para um emprego costuma causar grande ansiedade nos candidatos. Uma dica para quebrar um pouco o clima de tensão e seriedade demais é conservar uma conversa educada, agradável e cordial. Tente manter a calma e ser claro em suas expressões para que a entrevista possa ser conduzida da melhor forma possível.

Fonte: Notícias Concursos    –    Imagem: Career Advisor.Asia