Saiba como evitar cair em golpes no PIX com essas dicas

Provavelmente, você já deve ter ouvido bastante sobre ou até mesmo já se cadastrou no Pix. O novo serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) só será realmente ativado no dia 16 de novembro. No entanto, o cadastramento das chaves para os clientes já está ocorrendo desde o quinto dia deste mês.

Anúncio

Mesmo sendo ainda muito recente, o recurso já pode acabar se tornando uma ferramenta para a realização de golpes financeiros. Muitos criminosos se aproveitam desse momento de registro para roubar seus dados pessoais.Portanto, vamos te apresentar aqui algumas dicas importantes para você se prevenir. Confira:

Como acontecem os golpes no PIX?

De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky, já foram identificados mais de 60 sites falsos que utilizam o golpe conhecido como phishing para pegar os dados dos clientes sem autorização.

Neste caso, para efetuar todo o processo, os golpistas geralmente aplicam determinadas técnicas como: instalação de softwares maliciosos nos computadores e celulares, oferta de promoções falsas para coleta de dados, solicitação de informações bancárias para preenchimento de cadastros irreais, dentre outras.

Anúncio

Como posso me proteger?

Por mais que o sistema desenvolvido para o PIX atenda a todas exigências de segurança digital, é recomendado seguir as orientações do Banco Central para ter a melhor e mais tranquila experiência possível com o novo serviço. Então, dá uma olhada nessas dicas abaixo para manter a sua segurança:

  • Efetue o cadastramento de chaves SOMENTE por meio das plataformas oficiais dos bancos;
  • Não clique em links sem antes conferir a veracidade da mensagem contida ali;
  • Atente-se ainda mais com links encurtados;
  • Analise se o banco é verificado nas redes sociais;
  • Não informe senhas ou tokens fora do aplicativo ou site oficial do seu banco;
  • Tenha cuidado com promoções aparentemente generosas demais;
  • Não compartilhe código de verificação, como do WhatsApp, recebido por e-mail ou SMS;
  • Se receber algum e-mail, verifique o remetente e analise se o endereço pertence ao banco;
  • Em caso de recebimento de SMS, faça a checagem do número de onde foi enviada a mensagem;

Além disso, já existem alguns relatos de pessoas que receberam e-mails supostamente enviados pelo Banco Central nos quais pediam para que o usuário clicasse em um link para fazer o cadastro no PIX. 

Anúncio

Essa é mais uma fraude, pois a instituição financeira não manda nenhum e-mail. Os próprios bancos estão encarregados de realizar esse processo com seus clientes por meio de seus canais digitais oficiais. Então, preste atenção!

Fonte: Foregon         –     Imagem: FDR / Foto: Reprodução/Google

Anúncio
Anúncio
Anúncio