Período de crise – como se recolocar no mercado de trabalho

Uma época de crise pode virar a sua vida profissional de cabeça para baixo, pois as empresas começam a efetuar cortes de gastos, o que normalmente leva ao despejo de vários funcionários. Com isso, pode ser difícil se recolocar no mercado de trabalho.

Anúncio

No entanto, se você possui dedicação, experiência e sabe mostrar do que é capaz, você vai, com toda certeza, conseguir se reestruturar. Afinal, é esse tipo de pessoa que as empresas costumam manter em períodos como esses.

Por isso, separamos uma série de dicas que vão te ajudar a se recolocar no mercado de trabalho, te transformando no funcionário que toda empresa vai querer ter, e proporcionando a você muito sucesso profissional. Confira!

5 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Anúncio

Pode parecer difícil se recolocar no mercado de trabalho, mas, se você seguir as dicas a seguir, será muito mais fácil do que imagina. Basta ter dedicação e seguir a melhor estratégia para se destacar da sua concorrência. Veja como:

  1. Não espere mais

Se você receber o aviso de desemprego, não espere o próximo mês chegar ou o dinheiro da indenização acabar para começar a procurar um novo trabalho.

Anúncio

É um mito que as empresas começam seus processos seletivos no começo do mês e nunca é seguro esperar suas reservas se esgotarem.

Por isso, se for demitido hoje, amanhã já é o dia de enviar novos currículos. Afinal, sua concorrência é quem ficará esperando.

Anúncio
se recolocar no mercado de trabalho
Período de crise – como se recolocar no mercado de trabalho
  1. Reflita sobre a sua carreira

Sua vida profissional estava te satisfazendo ou chegou no ponto que você queria que chegasse? Caso a resposta for negativa, é preciso reformular o seu plano.

Corte do seu currículo as atividades estressantes que você não quer ter que submeter de novo.

Depois, pense em todas as suas habilidades e considere novas carreiras ou atividades que nunca tinha feito. Isso pode te trazer uma nova motivação e te ajudar a voltar com força total.

Lembre-se: nunca é tarde para tentar algo novo, pois é melhor experimentar e descobrir as possibilidades do que se arrepender de nunca ter feito isso.

  1. Escolha uma empresa e descubra mais sobre ela

Se você já sabe exatamente o que quer fazer ou continuar fazendo, comece a procurar um lugar no qual você gostaria de trabalhar em seu próximo emprego.

Então, descubra se estão contratando e pesquise todas as informações sobre essa empresa, como dresscode, estilo dos funcionários, habilidades exigidas, dentre outros detalhes.

Dessa forma, você pode começar a se empenhar e se preparar exclusivamente para que esse lugar te aceite, mostrando que houve dedicação e determinação.

  1. Tenha um diferencial

Se você deseja se recolocar no mercado de trabalho, é necessário ter um diferencial para se destacar da concorrência.

E, a melhor forma de conseguir se sobressair é investindo no seu trabalho. E como fazer isso? Fácil, o melhor investimento é o estudo e o conhecimento, pois são duas coisas que ninguém consegue roubar de você.

Por isso, comece cursos online, workshops, se inscreva em uma faculdade se necessário, enfim, comece a investir nas habilidades que você já possui e pense em como pode potencializá-las.

  1. Saiba onde buscar

Para poder se recolocar no mercado de trabalho, é importante saber onde buscar novas vagas.

Se for preciso, se cadastre em sites de empregos e fique sempre atualizado sobre novas vagas nas empresas que você quer trabalhar.

Além disso, mande não apenas um currículo físico, como também um virtual – e o mantenha atualizado! Você precisa chamar atenção e se fazer presente.

Dessa forma, você com certeza conseguirá se recolocar no mercado de trabalho e conseguir um emprego mesmo em períodos de crise. Não deixe de seguir essas dicas!

Anúncio
Anúncio