Home > Dicas > Passo a passo: Saiba como solicitar o cancelamento do seu cartão de crédito

Passo a passo: Saiba como solicitar o cancelamento do seu cartão de crédito

Cancelar um cartão de crédito é bem mais fácil do que você pode imaginar. Na verdade, é bem comum haver a necessidade desse cancelamento. Por isso, saber exatamente quem acionar e como fazê-lo é muito útil para te fazer evitar perder tempo, caso precise cancelar o seu cartão. Neste artigo, vamos te ensinar, o passo a passo desse procedimento!

Nos casos em que o cartão é clonado, por exemplo, é preciso fazer o cancelamento imediatamente. Caso contrário, o criminoso pode acabar com todo o seu limite de crédito em questão de minutos. Se isso acontece e você não sabe cancelar o seu cartão com agilidade, a dor de cabeça pode se tornar imensa, imagina?

Existem muitas razões pelas quais um cartão de crédito precisa ser cancelado. A seguir, vamos explicar as diferenças entre cancelamento e bloqueio. A partir daí, você saberá escolher a melhor opção, dependendo do que te acontecer.

Então, não deixe de ler este artigo até o final para saber como cancelar e como bloquear o seu cartão de crédito rapidamente.

Cancelar ou Bloquear? Entenda a diferença

O bloqueio do cartão de crédito pode acontecer quando a empresa responsável pelo cartão percebe que o cliente não está mais apto a utilizá-lo. Por exemplo: quando ele não está fazendo o pagamento de suas faturas corretamente.

Dessa forma, o cartão fica bloqueado, ou seja, não serve mais para fazer compras até que se resolva as pendências com os pagamentos. Em outro caso, você mesmo pode pedir o bloqueio temporário do seu cartão, caso perceba que isso pode ser uma solução para um descontrole financeiro.

Durante o período em que o cartão está bloqueado, o cliente não precisa pagar pela anuidade.

Já o cancelamento do cartão de crédito acontece somente com a autorização do cliente, que deve entrar em contato com a operadora e solicitar o serviço. Diferentemente do bloqueio, o cancelamento normalmente não é realizado de forma automática! 

Posso cancelar um cartão com compras em aberto?

O ideal é não cancelar o cartão com débitos em aberto. Mas, sim, isso é possível. No entanto, nós temos que te informar que o processo é burocrático. 

Ao entrar em contato com a administradora do cartão, certifique-se de quanto está devendo, somando à conta, os itens parcelados. Para saber sobre as futuras faturas que ainda deverão ser pagas.

Você irá, então, enviar um documento para a operadora do cartão. Ele se chama Carta com Aviso de Recebimento, e nele você deve solicitar o cancelamento declarando-se em mora em relação ao saldo.

A função dessa carta é informar ao banco que você assume estar com pagamentos atrasados em relação ao cartão que vai cancelar. A operadora do seu cartão de crédito terá então 10 dias para enviar a resposta.

Mas, fique atento! Muitas empresas acrescentam diversas burocracias ao processo, fazendo até com que muitos desistam de cancelar os seus cartões de crédito.

Quais são as regras na hora de cancelar o cartão de crédito?

A regra número um é que só é possível cancelar um cartão de crédito através da Central de Atendimento da operadora do mesmo. 

A regra número dois é que apenas o titular do cartão pode realizar o cancelamento. Ou seja, se você possui um cartão dependente, o titular é quem precisa solicitar o cancelamento da unidade que está em sua posse.

E caso o titular cancele o cartão de crédito principal, todos os dependentes também são automaticamente cancelados.

Esteja ciente de todas as suas dívidas, pois será necessário quitá-las para que o seu nome não fique sujo.

Como cancelar um cartão de crédito?

Cortar o seu cartão de créditos em pedacinhos não vai fazer com que a taxa de anuidade pare de chegar, ok? Portanto, preste bem atenção no passo a passo para aprender a cancelar o seu cartão corretamente!

Primeiramente, entre em contato com a Central de Atendimento da operadora do seu cartão. Normalmente, esse número está impresso no verso do cartão de crédito e funciona por 24h.

Algumas operadoras disponibilizam chats com atendente virtual. Como nem todo mundo gosta de ligação, se comunicar por escrito através da internet pode ser mais prático! Escolha a opção disponível que for melhor para você.

Se preferir, você também pode cancelar o seu cartão de crédito direto na agência, caso o seu banco possua alguma. 

As operadoras farão de tudo para que você não consiga cancelar o seu cartão de crédito! Saiba que os atendentes já estão treinados para dificultar isso. Portanto, persista e seja paciente! 

Conseguiu cancelar? Agora sim, pode cortar em pedacinhos e jogá-lo no lixo!

Essas informações foram úteis para você? Então você já sabe como proceder, caso precise cancelar o seu cartão de crédito. 

Fonte: Ciclick   Imagem: Foto Reprodução Internet