Home > Emprego > Oportunidade de emprego: IBGE anuncia mais de 500 vagas para trabalhar no Censo, garanta a sua!

Oportunidade de emprego: IBGE anuncia mais de 500 vagas para trabalhar no Censo, garanta a sua!

Se você está à procura de trabalho, essa é sua grande oportunidade! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos processos seletivos complementares com mais de 500 oportunidades de trabalho temporárias no Censo Demográfico 2022 para o Brasil todo. Não é preciso pagar taxa de inscrição e nem fazer prova. Mas vale destacar que as vagas são temporárias e você deve fazer as inscrições o mais breve possível, elas devem ser feitas nas agências e postos do IBGE em cada município. Os endereços estão disponíveis nos editais. Você não precisa desembolsar nada por isso e também não haverá provas: a seleção será feita através de análises dos currículos dos participantes. 

Em um dos editais disponibilizados, são quatro vagas para agente censitário de administração e informática. É importante destacarmos que você precisa ter concluído o Ensino Médio. Você receberá uma excelente remuneração mensal, além de benefícios como auxílio alimentação. O contrato tem previsão de cinco meses, podendo ser prorrogado por mais tempo. Os cargos são para trabalhar em Caxias do Sul e Veranópolis, na Serra, São Leopoldo, no Vale do Sinos, e Tenente Portela, no Noroeste. 

Tudo sobre o trabalho de Recenseador

  • Qual a carga horária deste trabalho? 

A jornada de trabalho para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. Há um prazo determinado de duração do contrato que é de até três meses, mas é importante informar que esse prazo pode se estender.

  • Quanto vou receber?

É importante dizer que seu salário dependerá da sua produção, que será calculada por setor censitário, conforme taxa fixa e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

  • Função do Recenseador

A principal função de quem trabalha como recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta. Já que seu salário dependerá de sua produção, isso quer dizer que pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

Detalhes sobre o trabalho de Agente Censitário 

  • Qual a carga horária deste trabalho? 

Aqueles que trabalham como agente censitário municipal e supervisor têm 40 horas semanais como sua jornada de trabalho, sendo 8 horas diárias. A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até 5 meses, mas pode durar mais tempo.

  • Função do Agente Censitário

O agente censitário municipal é responsável pelo trabalho do posto de coleta, enquanto o agente censitário supervisor, subordinado ao municipal, tem como função primordial guiar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

  • Informações sobre a vaga 

As vagas para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor terão somente uma inscrição. Aquele que obtiver melhor classificação no concurso será oferecida a vaga de agente censitário municipal. Já os outros candidatos classificados terão asseguradas suas vagas de agente censitário supervisor, obedecida a ordem de classificação.

Um edital recente foi lançado para completar o quadro de recenseadores, está em aberto cerca de 542 vagas, agente censitário municipal (ACM), com oito vagas, e agente censitário supervisor (ACS), com 28 vagas. 

Já para ser recenseador, o nível de escolaridade exigida é Ensino Fundamental completo. Para os outros cargos, é preciso ter concluído o Ensino Médio para conseguir conquistar a vaga desejada.

Quem trabalha como recenseador recebe sua remuneração por produtividade de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE oferece um simulador para que os interessados possam estimar quanto irão receber. Você não trabalha com sua carteira assinada, pelo contrário, é um contrato de trabalho que tem previsão de três meses, mas há a possibilidade de ser ampliado por mais tempo. 

Aqueles escolhidos para serem ACS terão remuneração de R$ 1,7 mil e benefícios exclusivos e quem atuar como ACM terá salário de R$ 2,1 mil, além de auxílios para alimentação e também transporte. 

Inscrições para trabalhar no Censo 2022

Com relação as inscrições para trabalhar no Censo do IBGE 2022, devem ser realizadas até o dia 29 de agosto através do seguinte site https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco/34707-2022-18-recenseador-agente-censitario-municipal-e-agente-censitario-supervisor-complementar.html.

É importante deixar claro que a seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, que abrange a titulação acadêmica dos candidatos. Ou seja, se está à procura de trabalho chegou o momento de conquistar sua tão sonhada vaga e começar a receber seu salário. 

Não perca mais tempo! Inscreva-se agora mesmo para ser um Recenseador ou Agente Censitário do Censo IBGE 2022 e ajude na coleta de dados dos brasileiros. 

Fonte: GZH / G1 | Imagem: Portal Eu Rio / CNN Brasil