Exclusivo: Dicas Infalíveis Para Se Tornar Um Digital Influencer De Sucesso

Ganhar dinheiro com o seu conteúdo nas redes sociais, fazer publi, permuta, recebidos do mês? Essas são algumas das regalias de quem é Digital Influencer, uma profissão que surgiu através da internet. Mas, conseguir uma audiência que te segue na internet e influenciar pessoas a terem comportamentos e opiniões iguais á você, não é uma tarefa fácil! 

Anúncio

Hoje em dia, não temos dúvidas de que qualquer pessoa comum pode produzir conteúdo e se tornar um Digital Influencer. Não apenas os executivos de cinema e da TV, como era antigamente. Inclusive, diversos cantores, atores, comediantes, blogueiras e produtores de conteúdo foram descobertos e só ficaram famosos graças ao incrível mundo da Internet. 

Desde então, surgiu o termo Influencer Digital, que define os profissionais que trabalham influenciando pessoas na internet diariamente. E, nesta matéria, você irá saber tudo sobre o que é um Digital Influencer e como você pode se tornar um. Além das principais dicas para você começar a ganhar dinheiro com isso! Leia e saiba de tudo.

  • O que é um influencer digital;
  • Como um influencer digital pode ganhar dinheiro;
  • Dicas para se tornar um influencer digital de sucesso.

O que é um Influencer Digital?

Um influencer digital é uma pessoa que tem a capacidade de influenciar outras pessoas através da sua produção de conteúdo em suas redes sociais. Eles também são conhecidos como creators, ou seja, são criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado. 

Anúncio

Você provavelmente já ouviu falar em nomes como Boca Rosa, Camila Coutinho, Manu Gavassi e Whinderson Nunes, correto? Eles são grandes exemplos de influenciadores.

Diferente do que muitos pensam, ser influencer digital é considerado sim uma profissão. E, com toda certeza, ganhar dinheiro influenciando e impactando pessoas, é um dos grandes poderes das redes sociais.

Anúncio

Cada dia que passa, mais as marcas investem mais e mais em marketing de influência, por esse motivo, ser um influenciador se tornou uma ótima oportunidade. Hoje em dia, se tornou muito mais propicio as pessoas comprarem quando recebem uma indicação de algum produto ou de alguém que confiam.

Com consumidores cada vez mais exigentes, a busca por vídeos de unboxing, reviews e indicações de marcas cresceu a toda velocidade.

Anúncio

No entanto, ao se tornar uma figura pública, você precisa se atentar ao que é passado para o público e pensar em alguns pontos, como o fato de que:

  1. Milhares de pessoas vão se inspirar na sua fala para formar uma opinião;
  2. Seus comportamentos passarão a ser um exemplo para as pessoas que te acompanham;
  3. É preciso ter cuidado com os termos e visões que você passa ao falar de assuntos polêmicos.

Veja tarefas comuns na rotina de um influenciador digital:

A criação de conteúdo, na maioria dos casos, é o que faz com que uma pessoa “comum” se torne influenciadora. O conteúdo pode ser no formato de vídeo, foto ou conteúdo escrito, por exemplo.Outro detalhe válido é que o tema do conteúdo provavelmente sofrerá variações de acordo com o nicho.

Um influenciador da área de gamer, por exemplo, pode receber um maior engajamento em vídeos. No entanto, um ícone da moda se destaca melhor com fotografias bem produzidas. De modo geral, vale saber que o universo de criação de conteúdo é bem grande e temos milhares de opções.

Divulgam produtos

A divulgação de produtos é uma das principais estratégias de monetização de conteúdo. A forma que ela será feita dependerá de acordo com o influenciador, mas o objetivo é o mesmo: exaltar as qualidades do produto do contratante.

Quanto mais criativo o influenciador for, melhor será a estratégia. Isso porque aquelas divulgações simples já não fazem o mesmo efeito: entre centenas de perfis seguidos no Instagram, por exemplo, o que faz com que aquela pessoa se destaque?

O interessante é que uma história seja contada e diálogos sejam criados. Por isso, é muito importante que as marcas deem liberdade criativa para que essas pessoas adaptem a divulgação de acordo com o nicho. 

Orientação de como usar

A orientação de como usar pode ser vista como uma divulgação mais prática. Em vez de publicar uma foto ou vídeo mostrando o produto, é possível ir além e detalhar o passo a passo do uso.

O influencer poderá produzir conteúdos que reforçam:

  • a facilidade e praticidade em fazer o uso ou a compra;
  • esclarecimento sobre possíveis dúvidas dos leitores;
  • aproximação maior com o público.

Participação em eventos

Essa estratégia já era usada antes dos influenciadores conquistarem o mundo, mas ganharam ainda mais força atualmente. Os eventos são executados por uma marca que deseja reforçar a sua autoridade no mercado e a lista contará com uma série de influencers.

As pessoas serão incentivadas a postar o dia em suas redes, criando uma conexão com o público e mostrando um pouquinho do universo da marca. Quando vários influenciadores do mesmo nicho comparecem ao evento, melhor ainda.

Campanhas nos canais “off”

A depender do tamanho e popularidade do influenciador, é possível que ele comece a ser cotado para participar de campanhas do marketing tradicional. Elas podem ser:

  • comerciais;
  • sessão de fotos para outdoors;
  • vitrines de lojas, ao se tornar o “rosto” de uma marca.

Como um Influencer Digital pode ganhar dinheiro?

Segundo pesquisas, 91% dos compradores confiam em avaliações online na mesma medida em que confiam na opinião de amigos e da família. Isso nos mostra que o cenário atual da influência digital é muito positivo. 

Mas, além de participar de campanhas, e movimentar as redes sociais, como os influencers podem ganhar dinheiro online? Veja agora abaixo!

  • indicar produtos ou serviços em posts patrocinados: esses são os famosos #publiposts. Lembre sempre de incluir a hashtag para sinalizar ao seus seguidores que trata-se de um conteúdo publicitário;
  • participar de eventos e/ou palestrar: é possível monetizar por meio da sua presença. Os principais locais para apostar nessa estratégia são escolas e universidades;
  • inscrever-se no Google Adsense: para veicular anúncios em seu blog ou canal do YouTube;
  • criar e vender cursos online: para ensinar algo que você domine;
  • escrever um livro: ao conquistar autoridade e relevância, muitos blogueiros, YouTubers e influenciadores apostam na criação de livros, seja para contar suas histórias de vida ou para abordar mais a fundo os temas que dominam. Jout Jout, Nath Arcuri e Bruna Vieira, entre outros, já apostaram nessa técnica.

Posts patrocinados

Esses são os posts onde o digital influencer indica um produto, e ganha um valor decidido entre eles por aquela indicação. No entanto, é preciso ter cautela para fazer esse tipo de monetização: indique apenas produtos e serviços nos quais você confia de verdade e que estejam relacionados com o seu estilo de vida.

O anunciante orienta sobre as informações que devem ser escritas ou faladas no post e, na maior parte das vezes, o influencer participa ativamente da produção da campanha para que a indicação soe o mais autêntica possível.

Também é recomendado que você enfatize quando está fazendo um post patrocinado através de hashtags ou de uma nota no post.

Anúncios

Essa forma de monetização é bastante comum em plataformas de vídeo como o Youtube e blogs. Em resumo, os influenciadores se inscrevem no Google Adsense para veicular anúncios durante seus conteúdos, podendo ser em formato de banner ou vídeo. A cada vez que alguém clicar no anúncio, o influencer receberá um valor.

A desvantagem é que você precisa ter um tráfego alto para que a quantia em dinheiro valha a pena.

Marketing de Afiliados

O influenciador que monetiza seu conteúdo através do marketing de afiliados ganha dinheiro se afiliando a um produto. O objetivo é indicar o produto para que seus seguidores o comprem. Então, o influencer digital ganha uma comissão a cada venda feita. 

Dicas para se tornar um influencer digital de sucesso

Para se tornar um influenciador é necessário que você entenda de marketing digital, estratégia e relacionamento, por esse motivo, acaba não sendo uma tarefa tão fácil. Apesar disso, nós estamos aqui para dar algumas dicas, justamente para encurtar e facilitar um pouco o seu caminho como Digital Influencer.

1. Escolha o seu nicho

Seu público-alvo pode ficar confuso caso você não tenha um nicho bem definido. Dentre milhares de influenciadores nas redes sociais, pode ter certeza que ficará mais fácil se destacar selecionando um público mais específico e nichado. Então, evite nichos muito genéricos como lifestyle.

Por exemplo, a influenciadora Vic Gaibar, ensina a produzir conteúdo com foco em vídeos e aplicativos. O que é bastante diferente do que é produzido normalmente, e muito interessante!

2. Crie conteúdo de valor

Se você quer se tornar digital influencer, criar conteúdo de qualidade é uma das coisas indispensáveis que você precisa fazer. Vá além das fotos bonitas com filtros: resolva a dor da sua persona, pense em como você pode ajudá-la.

Para isso, fique sempre de olho em seus concorrentes e crie um conteúdo ainda mais interessante. Por exemplo, se você é do nicho de moda, ao invés de apenas postar fotos com uma legenda genérica, por que não postar dicas de estilo e de combinações para quem te segue?

3. Interaja e incentive a interação

O digital influencer não é ninguém sem o seu público, certo? Então, não ignore seus seguidores ou ao menos se esforce para responder uma boa parte deles. As pessoas gostam de acompanhar influenciadores justamente porque eles passam a sensação de ser “gente como a gente” e isso inclui responder mensagens.

Imagem: Facebook.com

Além disso, sempre estimule seus seguidores a interagirem com você. No Instagram, aproveite todos os recursos interativos, como as enquetes, os quizzes e as caixinhas de perguntas. Fazer lives também é uma ótima maneira de incentivar esse relacionamento entre você e seus seguidores. 

4. Tenha um mídia kit

No início, talvez você tenha que ir atrás das marcas. Então, é uma boa estar sempre preparado com um mídia kit em mãos, para que você passe uma imagem de profissionalismo.

Um mídia kit é um pacote com materiais e informações sobre o seu trabalho de produtor de conteúdo. Pense que ele é como se fosse um equivalente a uma apresentação comercial: você coloca dados sobre seu público, seu engajamento, cases de sucesso com outras marcas, orçamento, entre outras coisas.

Veja o exemplo abaixo:

Imagem: Reprodução/Internet

5. Esteja presente em diferentes plataformas

Ao marcar presença em plataformas diversas, você conseguirá atingir um público maior e fazer com que seu conteúdo alcance mais pessoas. Porém, não se preocupe em estar presente em todos os locais se você não tem tempo ou equipe suficiente para gerenciá-los, pois pode causar um efeito negativo.

6. Tenha contato com outros influenciadores digitais

Nesse mundo da internet,  ter contatos e amigos que também trabalham no meio é importante.Assim, além de vocês poderem produzir conteúdo juntos e aumentar o engajamento, é possível conseguir mais parcerias e contratação de marcas.

Quais as principais vantagens e desvantagens de ser um influenciador digital?

Como qualquer profissão, ser um digital influencer tem pontos positivos e negativos. A seguir, confira algumas vantagens da carreira:

  • possibilidade do trabalho remoto;
  • liberdade de produção — geralmente os conteúdos podem ser sobre os assuntos que você preferir;
  • acesso aos benefícios que vão além do cachê, como viagens, produtos gratuitos e entradas em eventos;
  • flexibilidade para organizar sua agenda e para distribuir o seu tempo entre compromissos profissionais e pessoais.

Como nem tudo são flores, agora veja algumas desvantagens:

  • menos tempo com a família e amigos, conforme a demanda por seus serviços e presença aumenta;
  • falta de privacidade;
  • haters cuja distração é entrar em perfis de pessoas conhecidas para fazer comentários maldosos;
  • empresas que não pagam — o ideal é sempre formalizar o acordo por meio de um contrato.

Agora que você já sabe como ser digital influencer, certamente percebeu que não é tão difícil quanto parece, não é mesmo? Claro que, como toda profissão, requer disposição, muitos estudos, organização e trabalho duro, além de criatividade, personalidade, autenticidade e paciência.

Fontes: Reprodução/Internet.

Anúncio
Anúncio