Ter a possibilidade de contar com boas alternativas de suporte financeiro pode fazer toda a diferença para manter o orçamento equilibrado e ficar livre de preocupações. Principalmente durante o cenário atual desafiador no qual estamos vivendo desde o último ano, os empréstimos têm sido uma das principais soluções às quais as pessoas recorrem.
- Top 4 cartões de crédito com recursos super atrativos para motoristas
- Novidade! Nubank agora oferece a possibilidade de parcelar compras pagas no débito
Seja para quitar determinadas pendências ou mesmo realizar algum projeto, a obtenção deste serviço deve levar em conta aspectos de curto e longo prazo para que não apareçam surpresas desagradáveis. Por isso, se você está em busca deste recurso, saiba que é importante avaliar bem as opções para escolher uma que se encaixe em suas necessidades e caiba no seu bolso.
Nesse sentido, separamos aqui hoje alguns dos principais cuidados que se deve ter no momento de contratar um empréstimo para não cair em furada e acabar se endividando ainda mais. Confira e proteja-se:
Analise a necessidade do crédito
Em determinadas situações de endividamento, a renegociação pode ser uma boa saída para que não seja necessário solicitar um novo empréstimo. Afinal, muitas vezes, é mais vantajoso procurar a instituição para a qual você já deve e tentar renegociar condições melhores de pagamento. Aliás, é bem menos arriscado tentar negociar novamente as parcelas da pendência que você já tem do que adquirir um novo crédito.
- Use seu celular como garantia no novo empréstimo do Serasa eCred: Confira!
- Entenda como funcionam os cartões universitários e conheça os principais
Pesquise e se Informe
Fazer uma boa pesquisa antes é fundamental não apenas para decidir pelo melhor empréstimo, mas também para escolher a instituição financeira mais adequada para realizar a contratação do serviço. Afinal, esse costuma ser um compromisso a longo prazo, que conta com taxas e juros que podem variar muito de um banco para outro.
Além disso, é importante conhecer e entender as diferentes categorias de empréstimo às quais se pode ter acesso, se informando sobre as condições e particularidades de cada uma, para saber qual atende melhor às suas demandas.
Verifique os custos acessórios
Antes de solicitar um empréstimo, procure verificar os valores dos custos acessórios, que são: taxa de abertura de crédito, taxa de cadastro e seguro para eventualidades. Por mais que pareçam benéficos, em alguns casos, esses adicionais podem sair mais caros do que o esperado e estes entram na quantia total a ser paga.
- Conheça os empréstimos da Ame Digital e garanta o seu pelo aplicativo!
- Top 5 cartões de crédito tão bons quanto o roxinho do Nubank
Fale sobre dinheiro e tire as suas dúvidas
Por mais que este assunto possa gerar um certo desconforto, não tenha vergonha de falar sobre dinheiro. Você não precisa entender todos os detalhes sobre o mercado financeiro para poder solicitar um empréstimo. Portanto, questione, tire as suas dúvidas, tente entender as condições envolvidas e considere os valores. Afinal, esta é uma decisão importante que precisa estar bem clara para você.
Fonte: Foregon – Imagem da capa: bxblue / Imagens de dentro da matéria: X