Entenda como transformar o seu cartão de crédito em um grande aliado do orçamento

Ainda hoje, o cartão de crédito é considerado pela maioria das pessoas um grande vilão na vida financeira. Parece que o produto é quase imediatamente relacionado com endividamento, descontrole e condição negativa. Tanto é que 79,4% das famílias brasileiras têm esse posicionamento a respeito do assunto. 

Anúncio

No entanto, a situação não precisa ser bem assim. Pelo contrário: o cartão de crédito pode ser um excelente aliado do orçamento em diversas situações com um uso sensato. Desde a possibilidade de quitar pendências a qualquer momento até a chance de adquirir determinadas compras ou realizar certos projetos, este serviço pode ser a melhor alternativa.   

Aliás, além de cúmplice para o sucesso das suas finanças, este produto pode ser uma ferramenta valiosa para gerar renda para você, ou seja, é possível ganhar dinheiro com o cartão de crédito, ao invés de gastar. Afinal, ele é uma das melhores formas de gerar renda passiva, que é o montante que cai na sua conta bancária totalmente livre de trabalho. 

Nesse sentido, geralmente as pessoas mais ricas, por exemplo, procuram maneiras de fazer o dinheiro render e se multiplicar automaticamente. Para isso, nunca o deixam parado. E uma das formas de movimentar esses valores é justamente através do cartão de crédito. Aqueles que costumam adotar tal “estratégia” sabem que, mesmo durante momentos de gasto, existe a chance de deixar o dinheiro rendendo ou conseguir pagar mais barato por algo que já iria comprar ou ainda garantir benefícios extras por ter utilizado o recurso.

Anúncio

Além disso tudo e antes de mais nada, é fundamental adotar uma postura responsável, cuidadosa e consciente em relação ao produto. Aproveite as suas vantagens, utilizando-as a seu favor sem exageros. Então separamos aqui abaixo algumas das principais dicas básicas necessárias para se ter em mente ao ter um cartão de crédito. Confira:

Respeite as suas possibilidades: para não acumular dívidas e acabar com risco de ficar negativado, procure usar o cartão para adquirir algo somente quando você realmente puder pagar pela compra depois. Isto é, respeite o seu limite de gasto e conheça-o! Essa consciência proporciona mais segurança e estabilidade na vida financeira.

Anúncio

Cuidado com pagamentos antecipados e parcelamentos: não use o seu cartão de crédito para antecipar sonhos ou projetos. Se quiser muito viajar ou comprar um carro, por exemplo, junte o dinheiro para isso e faça o que deseja no momento certo, quando perceber que conseguirá lidar com tudo o que precisa ser pago. Evite antecipar compras grandes em muitas parcelas porque isso vira uma bola de neve no final das contas.

Não se iluda com o limite!: lembre sempre que o limite do cartão não é seu. Toda vez que usá-lo, você estará, na verdade, pegando dinheiro do banco emprestado. Então, cuidado para não se iludir com uma margem de crédito muito alta e acabar se desequilibrando nas aquisições. Afinal, existem juros envolvidos neste processo que podem ser bastante prejudiciais. 

Anúncio

Fonte: Blog Foregon    –   Imagem da capa: Vecteezy   /    Imagens de dentro da matéria: X

Anúncio