Home > Dicas > Em busca de um empréstimo? Separamos essas dicas infalíveis para você NÃO se endividar

Em busca de um empréstimo? Separamos essas dicas infalíveis para você NÃO se endividar

Sair do vermelho e recuperar a saúde financeira está parecendo impossível? Saiba que você não está sozinho! Mas, será que pedir dinheiro a juros é a melhor opção neste momento? Neste artigo, vamos te ensinar como não se endividar com um empréstimo!

Todos sabemos como o momento atual abalou o mercado econômico. Isso foi observado em muitos comércios que fecharam as portas, enquanto outros precisaram reduzir bastante o quadro de funcionários.

Além disso, o preço de muitos produtos e serviços essenciais subiu em virtude da inflação. Diante desse cenário, a procura por empréstimos, obviamente, aumentou.

No primeiro momento, essa solução parece a única saída. Mas, vale ressaltar que ela também exige cautela: até porque, se você não souber administrar o crédito da forma correta, pode comprometer ainda mais a sua situação financeira!

Dito isso, já sabe como aliar as menores taxas de juros com as melhores formas de pagamento? Não se preocupe, abaixo separamos 4 formas de solicitar um empréstimo sem comprometer ainda mais o seu orçamento!

Refinanciamento de dívidas

Caso você já tenha contratado uma linha de crédito pessoal, porém as parcelas ficaram tão pesadas que você acabou se enrolando com os pagamentos, esta é a melhor opção.

Ao refinanciar o seu empréstimo, você pode conseguir taxas menores e novas condições para realizar o pagamento, tais como: um prazo maior!

As taxas de juros estão decrescendo em nosso país, justamente por conta do período de crise financeira que vivemos.

Ou seja, caso você tenha contratado esse empréstimo já há algum tempo, a probabilidade de conseguir uma renegociação com taxas melhores e prazo estendido é considerável!

Sempre simule o valor do C.E.T

Nosso intuito é que você, leitor, aprenda mais sobre educação financeira e seja capaz de gerir o seu próprio dinheiro da maneira correta. Para que assim, você possa alcançar estabilidade financeira para viver de forma mais leve e menos preocupada.

Por isso, nunca se esqueça: simular o empréstimo antes da contratação definitiva é de extremamente importante!

Quer saber o motivo?

É o seguinte: para verificar a viabilidade do seu empréstimo, é necessário estar atento ao Custo Efetivo Total (C.E.T). Este custo demonstra a você, em detalhes, qual será o valor de cada parcela, já com os juros e taxas. Para ter acesso à esses dados valiosos, faça a simulação!

Graças à simulação, você terá mais segurança a respeito da contratação. Assim, fica mais simples conhecer e respeitar o seu limite de gastos mensais e, consequentemente, não se endividar.

Empréstimo consignado

Outra boa forma de reduzir os juros e as taxas de empréstimo pessoal é uma linha de crédito consignada. Essa modalidade de empréstimo é conhecida por muitos, por cobrar as menores taxas de juros do mercado!

Além disso, o  empréstimo consignado também reduz as chances de você se endividar. Isso porque o pagamento das parcelas é recolhido diretamente na sua folha de pagamento. Ou seja, a financeira tem a garantia de que você não irá deixar de pagar.

Assim, automaticamente, você é impedido de não quitar ou atrasar a parcela. E como pagamento em dia é sinônimo de nome limpo. Você estará livre de aparecer em listas de órgãos de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC.

Mas, que juros tão mais baixos são esses? Então, segundo o Banco Central do Brasil, os juros cobrados nesta modalidade de empréstimo estão entre 0.65% e 6.36% mensais!

Na realidade, isso vai depender de cada empresa. Mas estipula-se que um funcionário público pague entre 1.03% e 5.42% ao mês de juros.

Caso você seja aposentado ou pensionista do INSS, pode solicitar o empréstimo consignado em qualquer instituição financeira. Porém se não for, só poderá realizar a solicitação no banco em que você é correntista.

Empréstimos com Garantia

A regra geral é simples: quanto menor o risco de inadimplência, maiores as chances de você conseguir um empréstimo pessoal com taxas de juros reduzidas.

É por isso que diversas instituições aceitam uma garantia para liberar determinada linha de crédito através de bens, como carros ou imóveis. Dessa forma, essas financeiras são as que têm maior taxa de aceitação no mercado.

Agora vai mais uma dica: simule empréstimos em várias empresas. É que cada uma delas possui critérios de aceitação específicos. Logo, suas chances aumentam quando você simula em várias.

Por fim, o mais importante é conseguir as melhores taxas,prazos e condições de pagamento possíveis. Portanto, quanto mais opções ao seu alcance, melhor! Então, não deixe de seguir cada uma dessas dicas na hora de solicitar o seu empréstimo. Boa sorte!

Fonte: Ciclick        Imagem de capa: Getty Images Imagem de dentro: comparaja.pt