Saiba como escolher a melhor instituição para contratar seu empréstimo

A contratação de um empréstimo é, muitas vezes, uma das opções à qual as pessoas recorrem para quitar pendências ou mesmo iniciar algum projeto. No entanto, esta concessão de crédito ainda gera bastante insegurança para os interessados, que querem poder realizar o processo com segurança e qualidade. Por isso, é tão importante entender quais são as melhores alternativas de instituições e fintechs que oferecem esse recurso.

Anúncio

Desta forma, apresentaremos aqui orientações relevantes sobre o que deve ser levado em conta no momento de escolher um banco que ofereça esse serviço. Afinal, é fundamental analisar diversos fatores até para ter mais chances de ser aprovado e conseguir juros menores.

O que precisa ser considerado?

1- Fique por dentro!

Saiba sobre as modalidades de crédito existentes no mercado e confira quais bancos oferecem a que você precisa. Ter conhecimento sobre os tipos disponíveis faz com que seja possível decidir qual se adequa melhor às suas necessidades. Os principais são:

Anúncio
  • Crédito Consignado: voltado para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Aqui, as parcelas são descontadas diretamente no benefício.
  • Empréstimo com Garantia: é aquele em que o cliente fornece um bem (geralmente imóveis e veículos) como garantia de pagamento das parcelas.
  • Empréstimo Pessoal: é a forma mais comum de empréstimo. Destinada a quem quer/precisa obter dinheiro mais rapidamente e sem complicações. 

2 – Verifique a reputação da instituição

Se a entidade bancária ou fintech na qual você está pensando em solicitar um crédito não for muito conhecida, é essencial procurar por informações mais completas, ver reclamações de clientes e até avaliações. Assim, é possível se prevenir de cair em golpes ou ter uma experiência ruim com o serviço.

Anúncio

3 – Faça uma comparação de taxas

É sempre bom comparar as taxas e condições referentes à cada modalidade. O empréstimo consignado e com garantia, por exemplo, costumam ter juros muito menores em relação aos outros, porque nestes casos o banco consegue obter uma garantia de pagamento mais certo das parcelas. 

Anúncio

4 – Confira qual concede o menor Custo Efetivo Total (CET)

Tal como o próprio nome já diz, o Custo Efetivo Total é o valor final total do seu crédito, ou seja, o quanto você precisará pagar incluindo os juros, taxas e tarifas. Desta forma, é muito importante a realização de várias simulações antes para só depois conseguir selecionar o banco ideal para contratar esse recurso.

5 – Duvide de ofertas aparentemente boas demais

Pesquisando na internet, encontramos opções variadas de concessões de crédito, inclusive com contratação online. Apesar de haver ótimas alternativas disponíveis, desconfie quando se deparar com ofertas tentadoras demais: oferecendo juros muito abaixo dos valores do mercado, prazos de pagamento muito longos (como 96 vezes), quantias de empréstimo exorbitantes, bancos que dispensam análise de crédito ou apresentação de comprovantes de renda e coisas do tipo.

Fonte: Foregon           –        Imagem: Reconta Aí e Getty Images (Foto Editada)

Anúncio
Anúncio