9 passos essenciais antes e durante a entrevista

O sucesso de uma entrevista de emprego é determinado por diversos fatores e a preparação é sempre essencial para um bom desempenho. Veja 9 passos essenciais antes e durante a entrevista.

Anúncio

Antes da Entrevista

Antes mesmo de entrar na sala de entrevistas, você precisa se preparar e avaliar alguns fatores:

  • Conheça seus pontos fortes e fracos

É vital que você conheça seus pontos fortes e fracos, porque deve compará-los com a descrição do trabalho. Existe uma correspondência entre o que eles estão procurando e suas habilidades e capacidades?

Se algumas das habilidades mais importantes aparecerem em sua coluna de fraquezas, não haverá correspondência. Se as três ou quatro forças principais aparecem na descrição do trabalho, há uma correspondência óbvia e isso deve ser destacado durante a entrevista, já que é uma pergunta clássica dos recrutadores.

Anúncio
  • Saiba o que você gosta ou não

Por exemplo, você prefere um trabalho em que tenha que interagir com as pessoas ou prefere uma posição que te permita trabalhar sozinho através da tela de computador?

Alguns funcionários são motivados pela quantidade de dinheiro que ganham em um emprego, mas isso não é suficiente para a maioria das pessoas. Por isso, é importante gostar do tipo de trabalho que você fará.

Anúncio
  • Conheça a indústria, a empresa e seus concorrentes.

Essa pesquisa deve garantir que você tenha conhecimento sobre a empresa, o setor como um todo e a concorrência de mercado. Entender a dinâmica, desafios e oportunidades da indústria e da empresa pode te ajudar a seguir para a próxima etapa depois da entrevista.

  • Pratique

Algumas perguntas já são clássicas em entrevistas e ser verdadeiro e genuíno nas suas respostas é algo importante, mas isso não significa que você não possa treinar antes. Pode ser um pouco complicado responder sobre seus planos futuros para a carreira, por exemplo, se você nunca parou para pensar sobre eles. Estar preparado reduz o estresse e melhora o desempenho, por isso, pesquise bastante.

Anúncio
entrevista
9 passos essenciais antes e durante a entrevista
  • Se vista de maneira adequada

Certifique-se de que sua roupa está limpa e é adequada a ocasião. Você deve se sentir confortável com as peças que vestira para sua entrevista. Isso ajuda a aumentar sua confiança.

Preste atenção ao estilo da empresa. Algumas permitem roupas mais casuais, outras exigem peças formais. Em todo o caso, opte por peças em cores mais neutras como marinho bege e preto.

Durante a entrevista

Durante sua entrevista é importante estar ciente das impressões não verbais, como o aperto de mão, contato visual, postura, expressões faciais e movimento das mãos. Uma porcentagem considerável do que comunicamos vem por meio da linguagem corporal:

  • Contato visual

Mantenha um bom contato visual durante toda a entrevista. Não há problema em desviar o olhar ocasionalmente, mas, na maior parte, o contato visual deve ser constante. Isso inspira confiança no que você diz.

  • Sorriso

Quando você está se sentindo estressado, um sorriso geralmente pode te ajudar a relaxar. Além disso, um sorriso introdutório ou ocasional mostra ao entrevistador que você está gostando da conversa e aumenta seu fator de confiança.

  • Aperto de mão

Pratique seu aperto de mão. Não esmague a mão do entrevistador, mas também não dê um aperto de mão demasiadamente frouxo. Ele deve ser firme e profissional.

  • Postura

Sente-se reto com os ombros para trás e os pés firmemente plantados no chão. É bom cruzar as pernas se você se sentir mais confortável fazendo isso, mas evite parecer relaxado demais. Você deve estar equilibrado e totalmente focado no entrevistador, garantindo que responda a todas as perguntas com o melhor de sua capacidade. Com essas dicas, a sua próxima entrevista com certeza será um sucesso.

Anúncio
Anúncio